quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Audiovisual e práticas educativas



Hoje à tarde no Auditório Conversê, uma mesa de discussão no Seminário Internacional Saberes Vivos, abordou o tema da educação e as possibilidades de uso dos recursos midiáticos como forma de DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO. Transformar alunos e professores em atores no processo de produção e divulgação de informação, contribuindo para a aprendizagem é o foco de alguns programas que foram apresentados: professor fala e aluno escuta, por quê? Entre os presentes estavam o 'provocador' Orlando Senna, diretor geral da TV Brasil; o pesquisador italiano Massimo Canevacci; Cristiane Parente, representando a MultiRio, e Alexandre Mathias, da Secretaria de Educação à Distância do MEC. Canevacci [foto] abordou o fetichismo visual e conceitos de Aldeia e Metrópole, discutindo a idéia da cultura digital como autorepresentação. Na apresentação da TV Escola, Mathias expôs como o programa Mídias na Educação busca, através de capacitação de professores, produzir uma relação de interatividade no aprendizado. Os alunos também são peças de construção desse processo do saber, utilizando as tecnologias de forma integrada pedagogicamente. A MultiRio, como produtora ligada ao Sistema Municipal de Educação do Rio de Janeiro, atua nas escolas públicas da cidade com uma proposta de inserir alunos e professores na produção e discussão de material informativo. Para isso, utiliza vídeos e uma revista com conteúdos produzidos pelos próprios alunos. O seminário acontece até sábado (10), nos horários da manhã e tarde.
Texto:Cristhine Lucena - Oficina Jornalismo Cultural Independente